WhatsApp_Logo_2.png
  • Instagram
  • Facebook Social Icon

©2016

Descubra seu tom de pele e conheça seu fototipo

July 22, 2019

 

Para realizar com segurança tratamentos de varizes, principalmente o uso seguro do laser, cirurgias e escleroterapia com espuma, precisamos conhecer os tons de pele.


A cor da pele é dada pelas células chamadas melanócitos que produzem a melanina, substância que determina a coloração da pele. 

 

Todos as pessoas tem quantidades semelhantes de melanócitos. A diferença é a capacidade de produção de cada um. Quanto mais escura a pele, mais atividade tem os melanócitos.

E qual a importância disso no tratamento das varizes? Alguns tons de pele tem maior chance de manchar após os tratamentos (leia aqui sobre manchas no tratamento de varizes) ou são mais sensíveis ao uso do laser, por exemplo. Quanto mais clara a pele, menor a chance de manchar e mais tolera o laser. Então o tipo de pele da paciente influencia a forma como vamos tratar ou preparar a pele para o tratamento. 

 

Por isso, na década de 70, um médico criou uma classificação dos tons de pele de acordo com a reação da pele à exposição solar e (claro!) ele deu seu próprio nome a ela - Classificação de Fitzpatrick.

 

São seis fototipos (tons) de pele. 

 

Vamos aos fototipos! Me diz nos comentários se você conseguiu identificar o seu.

 

Classificação de Fitzpatrick

 

 I - Pele muito branca, sempre queima, nunca bronzeia – muito sensível ao sol, por isso muito importante usar protetor solar diariamente. Geralmente tem sardas.

 

 

 

 

II - Pele branca, mas não tão branca quanto o Fitz I, geralmente olhos claros, muita sensibilidade ao sol, mas pode bronzear pouco e lentamente.

 

 

 

 

 

III - Pele morena clara – a pele é menos clara, mas ainda é sensível ao sol, portanto pode queimar (ficar vermelha após o Sol) e também bronzeia. Eu acho que eu sou entre o II e o III - o que vocês acham? Talvez mais pra II porque queimo muito facilmente e tenho muitas sardinhas. 

 

 

 

 

 

 

Outro exemplo de Fitz III.

 

 

 

 

 

 

 

 

IV - Pele morena moderada – queima pouco e bronzeia facilmente. Chamada pele média. 

 

 

 

 

 

 

 

V - Pele morena escura – raramente se queimam e sempre ficam com um belo bronzeado. São as peles morenas e escuras claras. 

 

 

 

 

 

 

VI - Pele negra – nunca queima e é totalmente pigmentada.

 

 

 

 

 

 

Deixa aí nos comentários qual seu fototipo!

 

Vamos no próximo post falar que tipos de tratamentos as peles mais escuras podem fazer - será que pode laser???

 

Boa semana!

 

 

Please reload

Recent Posts

Please reload

Archive

Please reload

Tags