WhatsApp_Logo_2.png
  • Instagram
  • Facebook Social Icon

©2016

Quando operar das varizes?

August 5, 2019

 

Hoje é o primeiro post da série "Tudo sobre cirurgia de varizes". Vamos conversar sobre quando operar. A gente fala tanto em tratamentos que substituem a cirurgia, mas ainda é preciso operar?

 

Vou falar pra vocês da minha experiência e como eu procuro conduzir meus pacientes.

 

Vocês estão carecas de saber que hoje existem várias opções de tratamentos de varizes e algumas podem substituir a cirurgia. Além disso é comum a gente combinar métodos para chegar ao melhor resultado. E a verdade é que cada dia a gente opera menos. Primeiro porque as técnicas evoluíram muito, com segurança e bons resultados e segundo, a maioria das pessoas preferem tratamentos fora do hospital. 

 

Então, finalmente, 

 

quando operamos?

 

O laser tem limite em relação ao tamanho e profundidade das veias que pode tratar.  Com o laser transdérmico, podemos tratar veias de até 4mm. Então as maiores geralmente são tratadas com outros métodos - cirurgia ou espuma são opções. Porém já existem trabalhos em andamento de pessoas testando laser e espuma para varizes maiores e com bons resultados. É provável que essa se torne uma opção muito boa em breve. 

 

Pacientes com alguma contraindicação aos outros métodos - alergia aos líquidos da escleroterarapia, risco de trombose aumentado em pacientes portadoras de trombofilias ou problemas de coração que impedem o tratamento com espuma - podem ser candidatos a tratamento cirúrgico também. 

 

Quando a paciente tem muitas varizes, muita coisa pra tratar e certa pressa no tratamento. Pois existe um limite de volume de espuma que podemos fazer por dia e o tratamento com escleroterapia precisa de um tempo para as veias desaparecem. E aí cirurgia porporciona um resultado mais rápido.

 

Outra indicação é quando precisamos tratar a safena. Apesar da espuma ser uma opção, nem sempre é possível ou a melhor opção. Então precisamos partir para cirurgia. 

 

Acho que essas são as situações mais frequentes para indicar cirurgia. 

 

Próximo post falaremos sobre como é feita a cirurgia. Aguardo vocês!

 

Catarina

 

 

 

Please reload

Recent Posts

Please reload

Archive

Please reload

Tags