Tire suas dúvidas sobre a cirurgia de varizes


A cirurgia de varizes deixa grandes cicatrizes?

Não. As varizes são retiradas por pequenas incisões na pele. Geralmente, com os cuidados corretos durante e após a cirurgia, as feridas evoluem com boa cicatrização e não deixam cicatrizes.

A cirurgia exige longo tempo de repouso?

O tempo e tamanho da cirurgia variam para cada paciente. É possível ter alta no mesmo dia ou no dia seguinte, dependendo do que e como foi feito. Em cirurgias com retiradas apenas de varizes, o retorno as atividades é rápido. Porém em casos de retirada de safena, é preciso um tempo de repouso maior de até um mês. Entretanto, se a safena foi tratada com laser ou cateter de radiofrequência, é possível retornar as atividades mais precocemente.

Eu terei dor após a cirurgia?

Geralmente não. Podem ficar alguns hematomas após a cirurgia e áreas um pouco mais dolorosas, mas usualmente pouca dor. Devemos lembrar que, após a cirurgia, é preciso ficar um período sem exposição ao sol, para evitar que surjam manchas nos locais dos hematomas.

Por onde vai passar o sangue após a retirada das veias?

As veias varicosas já não funcionam corretamente e não exercem a função de “levar de volta” o sangue para o coração. Quando realizamos a retirada das veias doentes, reorientamos o fluxo do sangue e não há prejuízo a circulação.

A cirurgia tem muito risco ?

É um procedimento cirúrgico bastante frequente no dia a dia do cirurgião vascular e todos os cuidados são tomados para monitorar o paciente e diagnosticar qualquer complicação. Além disso é realizada uma avaliação pré-operatória minuciosa para detectar qualquer possível complicação.

Qual a anestesia necessária para a cirurgia de varizes?

A escolha da anestesia depende do tamanho da cirurgia, do paciente e anestesista. Pequenas varizes podem ser retiradas com anestesia local e sedação para maior conforto do paciente. Em alguns casos é necessário realizar raquianestesia. E, em casos de exceção, anestesia geral.

Ainda tem dúvidas? Envie um e-mail para catarinaalmeida@cliangi.com.br e responderemos assim que possível.

#varizes #cirurgiadevarizes #safena #laser

16 visualizações