Os benefícios da drenagem linfática nas doenças vasculares


A drenagem linfática é um grande auxílio nas doenças venosas e linfáticas. É uma técnica realizada por especialistas que faz uma leve pressão nos tecidos para mobilizar o edema.

A doença venosa crônica pode levar a dores e edema nas pernas e parte desses sintomas podem ser amenizados com a drenagem linfática. Há inclusive pesquisas que mostram melhora da qualidade de vida e parâmetros clínicos com a drenagem linfática manual. E, melhor ainda, se associado a drenagem, forem utilizadas meias de compressão.

Outra patologia vascular que se beneficia bastante com a drenagem linfática é Linfedema - edema dos braços ou pernas, que podem ocorrer após tratamento de câncer com radioterapia ou cirurgia, por acúmulo de linfa nas extremidades. E para melhora do edema, além de exercícios específicos e uso de meias de compressão, podem ser realizadas drenagens linfáticas por um especialista para ajudar a mover o fluido acumulado.

Lembre-se que todo o tratamento deve ser orientado por um especialista.

#drenagemlinfática

16 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

O que é LINFEDEMA???

O sistema linfático é composto por pequenos vasos responsáveis por recolher o excesso de líquido no corpo. Quando há uma diminuição na remoção do líquido, por exemplo, os vasos linfáticos não estão de