Os vilões das doenças cardiovasculares em Mulheres


As doenças cardiovasculares ( Infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, doença arterial periférica) estão entre as principais causas de morte em mulheres e a incidência de infarto do miocárdio (IAM) aumenta após a menopausa.

As mulheres, geralmente, preocupam-se com o risco de câncer, especialmente, de mama. Mas muito mais mulheres morrem de doença coronariana que câncer de mama.

A mulher portadora de uma doença cardiovascular, por exemplo, IAM, tem risco aumentado de outra doença, como o AVC.

Existem diversos fatores de risco já conhecidos comuns a homens e mulheres - história familiar, idade, hipertensão, diabetes e etc. Mas existem alguns exclusivos das mulheres como a menopausa, uso de anticoncepcionais, TPM que por diferentes razões podem estar associados ao aumento de doenças cardiovasculares na mulher.

Dos vilões conhecidos, alguns são modificáveis e outros não. Devemos focar nos fatores de risco que podemos mudar e assim realizar a prevenção das doenças. Portanto, homens e mulheres devem abolir o cigarro, manter o peso adequado, ter uma dieta balanceada - rica em frutas e verduras, evitar abuso de bebidas alcoólicas, realizar atividade física (ao menos 30 minutos por pelo menos 5 vezes na semana) e acompanhamento médico periódico. As sociedades médicas orientam que pacientes com 20 anos ou mais sem doença cardiovascular, devem realizar avaliação médica a cada 3-5 anos. Essa avaliação é uma oportunidade de orientar e tratar fatores de risco. Tenha seus checkups em dia!

#Prevenção