O mito do fumante saudável


A gente vive achando que apenas uma pequena parte dos fumantes vão ter alguma doença relacionada ao cigarro. Porém tabagistas e ex-tabagistas que não apresentam a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) podem achar que estão livres da doença, mas dois estudos recentes sugerem que não existe isso de "o fumante saudável”.

A DPOC é uma das principais doenças decorrentes do cigarro. A espirometria é um teste que avalia a função pulmonar e mede quanto de ar inspiramos e expiramos e pode diagnosticar a DPOC e outras doenças pulmonares. Esse teste não faz parte dos exames de rotina e, mesmo quando realizado, pode não diagnosticar doenças que levam a tosse e cansaço. Segundo os pesquisadores, 35 milhões de americanos que fumaram ou deixaram de fumar podem ser portadores de doenças pulmonares não diagnosticadas.

E, talvez mais importante, esse estudo deve acender um alerta vermelho para os pacientes que fumam e acham que escaparam ilesos. Eles podem evoluir com DPOC e outras complicações do cigarro mais adiante.

Além da DPOC, o cigarro está relacionado a uma lista enorme de doenças - câncer, infarto, AVC, hipertensão e etc. E os pesquisadores sugerem finalmente que “fumar por si só deve ser considerada uma doença e deve ser abordada em toda sua complexidade”.

Portanto, parar de fumar é pra ontem!


0 visualização