O que é aneurisma de Aorta Abdominal?


O sistema vascular é composto de artérias e veias. As artérias levam sangue rico em oxigênio e nutrientes a todas as partes do nosso corpo e as veias devolvem o sangue pobre em oxigênio.

A aorta é a principal artéria do nosso corpo. Ela sai do coração e se divide em ramos para todos órgãos, braços, pernas e etc.

O aneurisma é uma dilatação da artéria por enfraquecimento da parede. Pode ocorrer em qualquer artéria do corpo. Porém, é mais frequente na Aorta. Ao invés das paredes do vaso permanecerem paralelas, como em um canudo, há uma dilatação, formando uma bexiga.

É uma doença frequente. Cerca de 200 mil pessoas são diagnosticadas por ano somente nos EUA.

A principal causa do aneurisma é a aterosclerose - depósito de gordura na parede das artérias. Mas está relacionado também a herança familiar, tabagismo, hipertensão, doenças do colágeno, traumas e outras causas.

A maioria dos aneurismas não causam sintomas, pois crescem lentamente e só são notados quando já estão maiores ou quando desenvolvem alguma complicação. Por isso é importante fazer a prevenção e diagnosticar o aneurisma precocemente.

#Prevenção #Aneurisma #Aterosclerose

21 visualizações