O que é a veia safena?


A sangue chega nas diferentes partes do nosso corpo através das artérias levando oxigênio e nutrientes e deve retornar através das veias.

O sistema venoso das pernas é composto por veias superficiais (safenas) e veias profundas (femorais e poplíteas), que se comunicam através de veias perfurantes.

Nós possuímos 2 veias safenas em cada perna. A safena magna está localizada na face interna da perna e segue do pé a virilha. Pode ser utilizada para cirurgias do coração (ponte safena) ou em cirurgias para problemas vasculares das pernas. A safena parva localiza-se na parte posterior da panturrilha e

segue do pé ao joelho.

Nas pernas, a maior parte do sangue retorna ao coração pelas veias profundas. E uma pequena quantidade de sangue retorna pelas veias superficiais.

Quando existe um problema do retorno venoso, por exemplo, em pacientes portadores de varizes, existe refluxo e o sangue pode se acumular na perna. Quando fazemos uma cirurgia de varizes para retirada das varizes ou safenas, não há prejuízo a circulação. Pois retiramos veias que já não exercem sua função e, ao retirar os locais de refluxo, há melhora da dor e inchaço das pernas.

Deixe seu comentário abaixou ou mande sua mensagem para catarinaalmeida@cliangi.com.br.

No próximos posts saberemos quais as opções para tratamento da safena e suas indicações.

#varizes #cirurgiadevarizes #laserparavarizes #Radiofrequencia #Ablacao #veiasafena #safena

64 visualizações
WhatsApp_Logo_2.png
  • Instagram
  • Facebook Social Icon

©2016