O que é linfedema do braço?


A depender do tipo do câncer, o tratamento pode ser feito através da quimioterapia, radioterapia e cirurgia ou ainda associando os diferentes tipos de tratamento. Porém, algumas vezes, podem existir efeitos colaterais que variam de acordo com o tratamento e as características de cada paciente. O linfedema é um exemplo de um efeito colateral.

Trata-se do acúmulo de líquido nos tecidos. Ocorre quando os vasos linfáticos não dão conta de remover o excesso de líquido levando a inchaço de braços ou pernas. É comum o paciente com linfedema se queixar, além do inchaço, de sensação de peso no membro afetado.

O linfedema pode ocorrer quando há remoção de linfonodos durante cirurgias para câncer de mama, por exemplo, ou radioterapia em áreas onde há linfonodos. Pode se desenvolver ou piorar após infecções, por exemplo, erisipelas.

O objetivo do tratamento do linfedema é diminuir o inchaço e evitar infecções repetidas. Para isso o paciente é orientado manter o membro elevado, realizar drenagem linfática e a usar braçadeiras que lembram as meias elástica

para varizes para comprimir o membro e controlar o inchaço. Sob orientação do médico assistente e outros especialistas, alguns exercícios podem ser prescritos para ajudar a circulação linfática. E devemos ressaltar a importância da higiene e cuidado com as mãos para evitar infecções e piora do inchaço.

Ainda tem perguntas? Deixe seu comentário abaixo ou mande um e-mail para catarinaalmeida@cliangi.com.br


169 visualizações