Perguntas frequentes: A escleroterapia com espuma pode levar a trombose?


A escleroterapia com espuma tem vários benefícios. Desde evitar cirurgias em alguns casos até a possibilitar o tratamento das varizes em pacientes obesos, de alto risco para cirurgia ou portadores de úlceras venosas.

Porém devemos estar atentos que esse procedimento não é livre de complicações. E a trombose venosa profunda, apesar de muito rara, com embolia pulmonar é um risco real.

Por isso a espuma deve ser realizada de acordo os limites da técnica, com uso de ultrassonografia, com indicações adequadas e por MÉDICO ESPECIALISTA VASCULAR para que a SEGURANÇA do paciente seja sempre uma PRIORIDADE.

A embolia pulmonar ocorre quando há a formação de um trombo no interior das veias, mais frequentemente veias das pernas, que se soltam e vão fechar a circulação do pulmão.

O risco maior para embolia pulmonar existe quando é feito o tratamento de veias safenas (veja o que é a veia safena aqui), pois o volume de espuma utilizado para fechar a veia é maior. Para o tratamento de vasinhos, é mais difícil de ocorrer embolia pulmonar e/ou trombose venosa profunda.

Tem mais dúvidas sobre o tratamento de espuma para varizes?

Deixe seu comentário abaixo ou mande um email para catarinaalmeida@cliangi.com.br

#Espuma #espuma #varizes #Varizes #UltrassonografiaDoppler

0 visualização