Você sabe o que é erisipela?


A Erisipela, também conhecida como "vermelhão" é uma infecção de pele, causada por bactérias que entram na pele através de pequenas feridas nas pernas. Seus sintomas são dor, edema, pele avermelhada e, em casos mais graves, febre e feridas nas pernas.

Às vezes, através de uma mordida de bichinho na perna, um arranhão ou uma unha machucada surge uma porta de entrada para as bactérias atravessarem a pele e causarem a infecção.


O local mais comum de ocorrer erisipela são as pernas, mas pode acontecer em outras partes do corpo, como os braços.

Uma vez com esse problema, é necessário passar por uma avaliação médica para o diagnóstico, que, geralmente, não requer exames especiais, e iniciar o tratamento adequado com antibióticos. Além disso, a prevenção é fundamental para evitar novos episódios e evitar o linfedema (saiba o que é linfedema aqui).

Para evitar erisipelas, os cuidados com os pés são muito importantes. Recomenda-se manter a pele limpa e hidratada, tratar lesões de pele, evitar traumas, enxugar bem entre os dedos e ter cuidados na manipulação das unhas (atenção, meninas!).

Tire suas dúvidas através de seu comentário abaixo, pelo email catarinaalmeida@cliangi.com.br ou procure seu especialista!

Boa semana!


39 visualizações