O que é trombose venosa profunda?


Quando uma pessoa é recebe o diagnóstico de trombose venosa, a primeira sensação é medo. As palavras trombose e coágulos assustam. Mas você sabe o que é trombose venosa profunda (TVP)?

A TVP é a formação de um coágulo em veias profundas, mais frequentemente, nas pernas, mas pode ocorrer em outras partes do corpo como tórax e braços.

É uma doença grave que exige tratamento imediato, pois pode levar a complicações e risco de vida, como a embolia pulmonar.

O diagnóstico da TVP é feito baseado na história clínica do paciente, exame físico e exames complementares. É importante avaliar na conversa com o paciente se há história de cirurgias ou viagens recentes, gravidez, tabagismo, uso de medicações como anticoncepcionais, tratamento de câncer, traumas, pois podem ser fatores de risco para trombose.

No exame físico, o médico vai identificar inchaço de uma perna (geralmente a doença acomete apenas um lado), com dor, pode haver vermelhidão e pele quente. E, a partir do exame físico, o paciente fará um ultrassom doppler para pesquisa de TVP que irá confirmar ou afastar o diagnóstico.

Uma vez confirmado o diagnóstico, o tratamento deve ser iniciado imediatamente e é baseado no uso de anticoagulantes, que são remédios que impedem a formação de coágulos no sangue. Existem medicações de uso oral ou injetável e a escolha depende do tipo de trombose, se é uma trombose recente ou antiga, se o paciente queixa de muito inchaço e dor e outros fatores. A medicação, geralmente, é utilizada por 3 a 6 meses, mas em casos especiais pode ser preciso manter a medicação por um tempo maior ou por toda a vida.

Muitas pessoas acham que o objetivo principal do tratamento é desfazer o coágulo. Mas na verdade o tratamento é feito para impedir que a trombose aumente e evitar que o coágulo da perna solte e vá para o pulmão. Quando isso acontece, o paciente teve uma embolia pulmonar, que é a mais grave e temida complicação da TVP.

Além das medicações, o paciente pode se beneficiar do uso de meias elásticas para controlar o inchaço e atividade física para acelerar o desaparecimento dos coágulos.

#TromboseVenosa #EmboliaPulmonar #Clexane #Heparina