O que é embolia pulmonar?


No post passado, falamos sobre trombose venosa profunda que pode levar a dor e inchaço das pernas e necessita de tratamento IMEDIATO para evitar sua maior complicação: a EMBOLIA PULMONAR.

A embolia pulmonar é uma doença grave que leva a risco de vida. É ocasionada por um coágulo que, geralmente, teve origem nas pernas, se desprendeu e foi para o pulmão. Pode levar a problemas no coração e falta de ar e até necessidade de internação em UTI, respiração com ajuda de aparelhos e cirurgia.

O diagnóstico é baseado no exame físico com história de dor no peito, falta de ar e pela tomografia de tórax com contraste que vai afastar ou confirmar a embolia pulmonar. Existem outros exames que podem ser utilizados como ecocardiograma, cintilografia e arteriografia pulmonar para avaliar a gravidade ou quando onde há dúvida diagnóstica.

O tratamento da embolia pulmonar é semelhante ao tratamento da trombose venosa com uso de anticoagulantes, mas, em casos mais graves, pode ser necessário cirurgia convencional ou por cateterismo para desfazer ou retirar o coágulo dos pulmões.

Ainda tem dúvidas sobre trombose venosa ou embolia pulmonar? Deixe seu comentário abaixo ou mande uma mensagem para catarinaalmeida@cliangi.com.br.

Bom fim de semana!


37 visualizações