WhatsApp_Logo_2.png
  • Instagram
  • Facebook Social Icon

©2016

Os "estágios"da doença venosa - as varizes pioram com o tempo?


Já vimos os diferentes estágios da doença venosa (se você ainda não leu, veja aqui) que pode variar de vasinhos a feridas.

Mas isso quer dizer que todo mundo vai evoluir para feridas???

As varizes não tem cura definitiva e está presente em 25% da população mundial. Tratamos as veias doentes, mas a recorrência é comum. O principal fator de risco é a herança da família, ou seja, se nossos pais e tios tiveram, maior será a chance de termos também. E isso pode agravar com o tipo de trabalho que temos, excesso de peso, medicações, vida sedentária.

Porém a evolução natural da doença venosa não é totalmente compreendida e a medicina ainda não identificou que pacientes podem evoluir para formas mais graves da doença. Porque alguns tem só vasinhos e outros feridas que podem durar anos?

Existem vários estudos que tentam identificar que grupo de pacientes podem progredir para formas mais avançadas da doença venosa crônica.

Um dos estudos mais importantes sobre isso é o "Progression of varicose veins and chronic venous insufficiency in the general population in the Edinburgh Vein Study". (link na íntegra aqui). Os pesquisadores avaliaram 1566 pacientes de 18 a 64 anos com consultas e exames periódicos por 13 anos e tentaram identificar que pacientes se tornaram mais graves. Mais da metade dos pacientes após 13 anos apresentaram progressão da doença. A gravidade foi maior em pacientes com história de trombose venosa profunda, história familiar de varizes e sobrepeso.

Outros estudos também sugerem que o sobrepeso, sexo feminino, sedentarismo, história familiar e múltiplas gestações estão relacionadas a formas mais graves da doença.

Portanto, precisamos nos cuidar para controlar e modificar os fatores de risco que podemos mudar. É fundamental praticar atividade física, controlar o peso e tratar precocemente as veias doentes.

Quer saber mais? Mande um e-mail para catarinaalmeida@cliangi.com.br ou deixei seu comentário abaixo.

#varizes #doençavenosacrônica #dermatiteocre #úlceravenosa

28 visualizações