Embolia Arterial


O sangue pode formar um coágulo e obstruir veias e artérias. Chamamos isso de trombose. Existe a trombose venosa profunda mais frequente nas pernas, mas pode existir formação de trombos em artérias.

Quando o trombo se solta e vai para outra parte do corpo, chamamos esse coágulo de ÊMBOLO. Um trombo pode sair do coração e causar um acidente vascular cerebral ou ocluir as artérias da perna e causar uma Oclusão Arterial Aguda ou ainda ocluir artérias que nutrem os intestinos. Todas essas situações são chamadas de embolia arterial e são emergências médicas.

O mais comum é o trombo formado no coração ocluir artérias na virilha interrompendo o fluxo de sangue para a perna e o paciente apresentar dor intensa, perna fria e roxa (que chamamos de cianose - ver coloração dos dedos na foto), perda de sensibilidade e movimentação da perna. Os êmbolos podem ser únicos ou múltiplos e podem ter origem em problemas do coração como arritmias e infarto ou doenças do sangue que provocam a formação de coágulos - neoplasias, trombofilias, uso de medicamentos.

A embolia arterial com oclusão arterial aguda dos membros inferiores é uma emergência e deve ser avaliado por um cirurgião vascular imediatamente para definir o melhor tratamento, que muitas vezes pode ser cirúrgico.

Quer saber mais? Tem alguma dúvida sobre doenças vasculares? Deixe seu comentário abaixou ou mande um e-mail para catarinaalmeida@hotmail.com

#emboliaarterial #oclusãoarterialaguda #cianose