WhatsApp_Logo_2.png
  • Instagram
  • Facebook Social Icon

©2016

Quais doenças vasculares podem causar feridas na pernas?


Diferentes doenças vasculares podem levar a feridas ou úlceras nas pernas e pés. As mais frequentes são as varizes, infecções em pés diabéticos, a má circulação arterial dos membros inferiores (oclusão de artérias que irrigam os pés) e infecções como a erisipela.

Cada doença vai causar um tipo de ferida com características próprias. E, na maioria das vezes, somente com a história do paciente e o exame físico podemos dar o diagnóstico.

Hoje vamos falar sobre a úlcera varicosa. A doença venosa crônica (varizes) em estágios avançados pode causar úlceras. Essas se localizam na parte interna do tornozelo, estão associadas a varizes, pele escurecida e, geralmente, não doem (se há dor, precisamos afastar infecção da ferida). São úlceras de difícil cicatrização ou que podem reabrir muito frequentemente se não tratarmos as varizes. O tratamento das varizes pode ser feito com cirurgia convencional, espuma, cirurgias endovenosas. Vai depender da quantidade e tamanho das veias a serem tratadas. Lembrando que é obrigatório o ultrassom para essa avaliação.

Além do tratamento das varizes com espuma e/ou cirurgia, está indicado o uso de meias de compressão se não houver contra indicação, manter peso adequado, realizar atividade física e cuidados com o curativo.

#úlceravenosa #varizes #Espuma

59 visualizações