WhatsApp_Logo_2.png
  • Instagram
  • Facebook Social Icon

©2016

A doença arterial periférica


A Doença Arterial Periférica (DAP) é um problema comum da circulação causada pelo acúmulo de gordura nas artérias, chamada de aterosclerose. Esse depósito de gordura acomete todo o corpo - coração, pernas, cérebro e leva a estreitamento das artérias nas pernas com redução o fluxo de sangue para os órgãos afetados.

A maioria dos pacientes não tem sintomas até a doença estar avançada. E ai a quantidade de oxigênio que chega as penas não é mais suficiente para necessidades como andar e cicatrizar feridas. O paciente começa apresentar queixas como claudicação (o paciente anda, tem dor geralmente na panturrilha e tem que parar de andar por conta da dor. A dor melhora, o paciente anda novamente e tem dor) ou apresenta feridas cicatrizam muito lentamente ou não cicatrizam e que podem aparecer espontaneamente ou após pequenos traumas.

A DAP é uma causa de ferida vascular. Geralmente, essas feridas acometem os dedos dos pés após pequenas pancadas como uma ferida ao cortar a unha, uma topada, são bastante dolorosas, ao ponto de não deixar dormir à noite e, para cicatrização, muitas vezes é preciso cirurgia para levar sangue rico em oxigênio ao pé.

Os cuidados com pés são essenciais para prevenção de feridas. Assim como o acompanhamento com o cirurgião vascular.


18 visualizações