Uso de meia elástica em pacientes saudáveis


Já sabemos os benefícios da meia elástica para pacientes portadores de doença venosa crônica. A meia é capaz de reduzir edema e dor nas pernas e é parte fundamental do tratamento das varizes.

Porém, vale a pena usar meia se não temos varizes?

A resposta é: SIM. E esse artigo do Professor Tessari nos explica porquê.

Idade avançada, sexo feminino, várias gestações, história familiar, obesidade e profissões que exigem longos períodos de pé ou sentado são fatores de risco bem estabelecidos para doença venosa crônica.

Ter inchaço nas pernas após um longo dia de trabalho de pé é um efeito fisiológico esperado e bastante comum. Isso acontece pelo extravasamento de líquido para fora dos vasos e pode acontecer não somente em portadores de varizes, mas em pessoas saudáveis também.

O edema do final do dia é conhecido como edema postural ou operacional e, se a pessoa não tem problemas de circulação, é bem provável que o inchaço desapareça durante a noite quando deitarmos ou colocarmos as pernas para cima.

Esse artigo italiano, avaliou se houve inchaço em 20 cirurgiões saudáveis, ou seja, sem doença venosa crônica, após 8h de trabalho em pé usando meias elásticas de 23 a 28 mmHg.

E sabe a que conclusão chegaram? Não houve edema nos cirurgiões que usaram as meias. Além disso, observaram que quanto mais tempo usavam a meia, maior a redução do inchaço das pernas - melhor o benefício.

Alguns fatores de risco não podemos mudar na vida da paciente, como história familiar, sexo feminino e múltiplas gestações. Porém, devemos focar no que podemos mudar para melhorar a vida do paciente e seu bem estar: praticar atividade física, controlar o peso e usar meias elásticas. Dessa forma, vamos evitar fatores de risco importantes para o surgimento das varizes e o avanço da doença venosa crônica.

Mas lembre-se: as meias devem ser prescritas por um médico, pois existem contraindicações ao uso de meias.

Tem dúvida ou comentário? Deixa abaixo ou escreve para catarinaalmeida@cliangi.com.br

#Meiasdecompressão #Meiaelástica #varizes #doençavenosacrônica #edema #inchaço