WhatsApp_Logo_2.png
  • Instagram
  • Facebook Social Icon

©2016

Varizes nos pés tem tratamento


Recebo pacientes no consultório com queixa estética de varizes. E sabe um dos lugares que mais incomoda essas pacientes? Os pés!

A gente sabe o poder de um salto alto, como uma sandália completa aquele look especial e o pé precisa estar lindo para arrematar o visual!

Porém, o tratamento das varizes dos pés sempre foi um desafio e, ainda hoje, é evitado por muitos especialistas por medo de suas possíveis complicacões.

Mas com o avanço da tecnologia, novas opções de tratamentos e, principalmente, a associação de técnicas, é possível tratar as veias dos pés com bons resultados, segurança e melhora dos sintomas.

O estudo do professor Luiz Fernando Albernaz ("Treatment of foot varicose veins: A study of 119 consecutive patients") tratou 188 pés com varizes através de cirurgia convencional associado a espuma ou laser para a veia safena e escleroterapia para os vasinhos. A complicação mais frequente foi edema (inchaço) em 13 pés (menos de 7%) e que se resolveu em até 3 meses na maioria dos casos. Mostrou que o tratamento é seguro e eficaz.

O inchaço é comum mesmo quando fazemos escleroterapia isolada e tomamos todo cuidado. Por isso o tratamento é dividido em sessões e o vascular tem cuidado com a quantidade e tipo de líquido esclerosante utilizado. Melhor ainda é associar o laser para agilizar o resultado e diminuir complicações.

Quero chamar atenção para outro detalhe importante quando pensamos no tratamento dos pés. Muitas vezes aquele vasinho é consequência de refluxo na veia safena (75% das pacientes do estudo tinham refluxo de safena associado). Ou seja, não adianta tratar apenas as varizes e deixar partes não tratadas. Isso vai contribuir para falha no tratamento ou recorrência precoce das varizes.

Portanto, a indicação do tratamento vai depender das veias que precisam ser tratadas, preferência da paciente e do vascular. Mas podemos tratar com segurança utilizando todas as técnicas disponíveis: escleroterapia, laser, cirurgia e espuma.

Quer saber mais? Deixe seu comentário abaixo ou envie uma mensagem para catarinaalmeida@cliangi.com.br

#Varizesnospés #Varizes #cirurgiadevarizes #Espuma #escleroterapia #laser