WhatsApp_Logo_2.png
  • Instagram
  • Facebook Social Icon

©2016

Como é feita a cirurgia de varizes?


Hoje vou tentar detalhar como é feita a cirurgia de varizes. Vou falar sobre a retirada varizes e falaremos outro dia sobre o tratamento cirúrgico das veias safenas.

Muita coisa no tratamento de varizes mudou, porém a retirada das varizes - que nós chamamos de exérese de colaterais, flebectomia - mudou pouco. Os procedimentos se tornaram mais delicados, usamos substâncias para as veias se fecharem e evitar hematomas, ligamos as veias. Mas a essência não mudou.

A cirurgia começa com um bom exame físico e ultrassom doppler para identificar as veias que precisam ser tratadas e suas conexões com safenas ou perfurantes.

No dia da cirurgia ou na véspera (de preferência no fim do dia, pois as varizes estão mais dilatadas), fazemos as marcações das veias que vamos retirar com uma caneta e ajuda da realidade aumentada.

A retirada das varizes é feita através de cortes ou incisões na pele muito pequenas que, geralmente, não precisam de pontos. Através desses cortes, passamos um gancho - tipo uma agulha de crochê - e retiramos as veias.

Na foto acima, podemos ver o gancho segurando a veia e o pontilhado preto é a marcação das veias para operar.

Após retirarmos as varizes, comprimimos o local para evitar sangramentos e hematomas, fazemos curativo que varia de médico para médico e eu costumo colocar meias especiais ao final da cirurgia para prevenção de trombose, hematomas e melhorar a drenagem das pernas.

A anestesia necessária para cirurgia depende do tamanho da cirurgia, se vamos tratar as safenas e como vamos tratar as safenas e outros fatores. Mas geralmente usamos uma sedação (medicação que dá sono) pra relaxar associado a anestesia local em cirurgias pequenas ou raquianestesia nas maiores. De qualquer forma, na maioria dos casos, é possível ir pra casa no mesmo dia e rapidamente voltar as atividades habituais.

Próximo post falaremos sobre veias safenas!

Boa semana a todos,

Catarina

#cirurgiadevarizes #varizes #Varizes

27 visualizações