WhatsApp_Logo_2.png
  • Instagram
  • Facebook Social Icon

©2016

Você sabe o que é uma úlcera mista?


15 a 20% dos pacientes com úlcera venosa, além do problema das varizes, tem obstruções das artérias por placas de gorduras - doença arterial periférica secundária a aterosclerose (saiba mais sobre obstrução das artérias aqui). A úlcera causada pela presença de doença arterial e venosa é conhecida como úlcera mista.

Essa associação pode ser mais uma dificuldade no tratamento e causa de úlceras que não cicatrizam.

São consideradas úlceras crônicas as com mais de 6 meses sem cicatrização. Infelizmente, essas úlceras são frequentes no nosso meio. Muitos pacientes chegam em estágios avançados e graves da doença venosa crônica, pois a úlcera representa o estágio final da doença das varizes.

E qual a importância em saber o tempo da ferida e a presença das placas de gorduras? Quanto mais antiga a úlcera e quanto mais fechadas são as artérias, mais difícil a cicatrização.

Além disso, o tamanho da úlcera também pode influenciar - quanto maior, mais difícil - e se além das varizes e refluxo da veia safena, houver refluxo do sistema venoso profundo (aquelas veias mais próximas dos ossos e abaixo dos músculos), a cicatrização poderá ser ainda mais demorada.

Por isso, recomendamos sempre tratar as varizes precocemente. Dessa forma, evitamos a progressão da doença para casos mais avançados. Lembre de realizar atividade física, controlar o peso e usar meias elásticas e procure seu vascular. Prevenir é o melhor remédio!

#úlceravenosa #varizes #doençavenosacrônica #doençaarterial

20 visualizações