Pode fazer espuma em veias grossas?


Hoje vou explicar uma dúvida frequente nas redes sociais e no consultório sobre escleroterapia com espuma para varizes.

A espuma é uma técnica que pode ser usada em qualquer tipo de veia - desde as mais finas a mais grossas e tanto para tratar varizes como safenas.

Sabemos que a espuma e o laser podem até evitar cirurgia. Porém existem alguns detalhes na hora de definirmos o melhor tratamento que podem excluir a espuma como uma opção.

Não é raro uma paciente chegar no consultório desejando um tipo de tratamento específico - ou por já ter alguma informação ou uma amiga ou parente já ter feito.

E por ser uma técnica excelente e com vantagens atraentes (como não ter repouso, anestesia ou internação), as pessoas chegam no consultório desejando fazer o tratamento com espuma. Mas nem sempre essa é a melhor opção pra você. Deixa eu te dizer porquê.

Duas grandes limitações da espuma são o tamanho da veia a ser tratada e o risco de manchas hipercrômicas após o tratamento.

Em relação ao calibre da veia, quanto maior a veia, menor a eficácia da espuma. Seja veia safena ou varizes.

A espuma pode ser utilizada em diferentes concentrações - que estão relacionadas a capacidade de destruição do vaso. Quanto maior a veia, maior a concentração do polidocanol que usamos para produzir a espuma.

Porém mesmo em altas concentrações, para veias grandes, a espuma não consegue destruir a parede da veia completamente e isso pode levar a maior a chance de falha do tratamento ou recidiva por recanalização tanto em safenas quanto varizes.

A outra limitação é a possibilidade de manchas. São vários fatores envolvidos - concentração da espuma, características da paciente e das veias tratadas. Porém para varizes calibrosas e pacientes em busca de resultados estéticos, a remoção cirúrgica das veias tem melhor eficácia.

Então sim a espuma pode ser usada para veias mais grossas, sejam elas safenas ou varizes. Porém existem outras opções de tratamento às vezes mais eficazes. Como laser ou radiofrequência para safena e a remoção cirúrgica das varizes. São opções que podem levar a maior sucesso no tratamento e melhor resultado estético.

Mandem suas perguntas e dúvidas para o conteúdo ser sempre interessante pra vocês!

Um beijo grande e até a próxima,

Catarina

#cirurgiadevarizes #varizes #Espuma

0 visualização