WhatsApp_Logo_2.png
  • Instagram
  • Facebook Social Icon

©2016

As varizes pioram ao longo do tempo?



As varizes são uma doença comum e que afetam até 40% dos adultos no mundo.

Os fatores responsáveis para a progressão de varizes "leves" para quadros mais graves da doença venosa crônica não são totalmente esclarecidos.

A piora da doença venosa crônica parece estar relacionada a extensão do refluxo nas veias (o quanto que volta de sangue em direção ao pé) tanto no sistema venoso profundo quanto nas safenas. Um estudo americano mostrou que quase metade das pacientes que operaram apenas uma das pernas, evoluíram com varizes na outra perna em até 5 anos.

Hoje sabemos que alguns fatores estão relacionados a doença venosa crônica em formas mais graves e severas. A obesidade está relacionada a formas mais avançadas da doença venosa crônica e a presença de mais sintomas. A idade avançada está relacionada ao surgimento de varizes, mas não necessariamente a queixas como dor e edema. Longos períodos de pé ou sentado podem ser a causa da progressão das varizes. Até a hipertensão arterial já foi relacionada a piora das varizes em um estudo científico.

E o que fazer???

Estudos científicos mostram que diagnóstico e tratamentos precoces melhoram a história dos pacientes. O hábito de usar meias de compressão é um importante fator para controle e prevenção, assim como realizar atividade física rotineiramente.

Portanto, é melhor não esperar. Consulte sua cirurgiã vascular o quanto antes e previna-se!

Boa semana,

Catarina


14 visualizações