WhatsApp_Logo_2.png
  • Instagram
  • Facebook Social Icon

©2016

Pílulas Anticoncepcionais e varizes: Qual a relação?


Gostei da temática polêmica e vamos a mais uma!

Vamos aprender sobre a relação entre pílulas anticoncepcionais e varizes. Outra dúvida muito frequente no consultório.

A maioria das mulheres (ao contrário de muitos homens) se preocupam com a saúde e procuram rotineiramente realizar a prevenção. Também é comum as mulheres fazerem uso de pílulas anticoncepcionais por diferentes motivos - controle de natalidade, cuidados com a pele, síndrome do ovário policístico e etc.

Algumas mulheres tem a impressão que não podem usar pílulas anticoncepcionais porque tem varizes. Já outras tem certeza que os anticoncepcionais são os culpados das suas veias saltadas.

Se você faz uso dessas medicações ou pretende usar, existem algumas coisas que você precisa saber. Vamos aos fatos!

Pílulas anticoncepcionais causam varizes?

Provavelmente não. As varizes são causadas por vários outros fatores como herança familiar, peso, idade, múltiplas gestações (clica aqui para saber as 10 principais causas das varizes).

Porém os anticoncepcionais contém hormônios (os mesmos que se elevam na gravidez) e muitas mulheres se preocupam com o risco aumentado de varizes. Entretanto não há evidência científica que confirme que apenas o uso de pílulas sozinho leve ao surgimento de varizes.

Tenho varizes e quero usar pílulas anticoncepcionais. Posso?

Sim. Porém o ideal é consultar um cirurgião vascular para avaliar se não há outros problemas que possam ser agravados pelas varizes ou pelo uso de pílulas anticoncepcionais.

Usar pílulas anticoncepcionais aumenta meu risco de trombose venosa profunda?

Infelizmente sim. Existe uma relação entre anticoncepcionais e trombose venosa profunda e a cada 10.000 mulheres que usam as pílulas, 1 a 5 podem ter trombose.

O risco é ainda maior se outros fatores existirem como sobrepeso, tabagismo, sedentarismo, trombofilias e etc. Lembrando que nessa conta um fator de risco qualquer associado a um outro fator não aumenta a predisposição para trombose em apenas 2x. Dependendo dos fatores de risco envolvidos, a chance de trombose pode aumentar 10, 20 ou 30x.

Na maioria dos casos, o uso de pílulas anticoncepcionais não terá impacto na sua saúde vascular se você tiver uma vida ativa e saudável.

Entretanto, como a história familiar tem um papel importante no risco de desenvolver varizes, o melhor tratamento é a prevenção. Visite um cirurgião vascular, faça seu checkup e previna-se!

A boa notícia é que as varizes podem ser tratadas atualmente na maioria dos casos sem cirurgia e sem hospital. Você mantém sua rotina e seu trabalho.

Para mais informações, agende sua consulta, deixe um comentário ou mande um e-mail para catarinaalmeida@cliangi.com.br

Abraço,

Catarina!

#varizes #Prevenção #TromboseVenosaProfunda #PílulaAnticoncepcional

14 visualizações