WhatsApp_Logo_2.png
  • Instagram
  • Facebook Social Icon

©2016

5 Hábitos, ou melhor, maus hábitos que podem fazer mal a sua circulação e você nem imagina!


Não!

Não vamos falar aqui de perder peso, fazer atividade física, parar de fumar e moderar o consumo de álcool. Essas coisas você já sabe que são importantes e devem ser seguidas se você quer viver muito e bem.

Hoje, eu quero te mostrar os perigos escondidos na nossa rotina.

E sem mais delongas, vamos aos top 5 dos maus hábitos:

1. Assistir televisão por horas a fio

Aquele fim de semana chuvoso, pipoca e netflix. Tem combinação melhor?

Mas assistir televisão por horas a fio aumenta sua chance de infarto e AVC e - a má notícia - mesmo que você se exercite regularmente.

O exercício que fazemos durante a semana não compensa o tempo que passamos sentados. A falta de movimento pode alterar os níveis de açúcar e gordura no nosso sangue. Portanto na maratona de séries do Netflix no fim de semana, faça intervalos, levante-se e ande e, durante o trabalho, aproveite o telefonema para esticar as pernas!

2. Roncar!

O ronco pode ser o sinal de uma doença séria conhecida como Apnéia do Sono. As pessoas roncam, param de respirar dormindo (apneia é parar de respirar) e podem ter problemas de hipertensão e do coração. É mais frequente em pessoas acima do peso e obesas, mas não se animem - os magrinhos e magrinhas também podem ter apneia e roncar! Pacientes com apneia do sono estão sempre cansados, com sono e não dormem bem. Se esse é o seu caso, procure um especialista do sono! E me diz nos comentários - você ronca ou ressona? Fim da amizade quem disser o contrário: eu, no máximo, ressono!

3. Não usar fio dental
Minha antiga e querida dentista Dra. Zélia já dizia: "Catarina, use fio dental!" Eu só não sabia na época que não apenas era importante para os meus dentes, mas para o meu coração também. A causa exata da relação entre a falta de uso do fio dental e problemas do coração ainda não foi totalmente esclarecida. Mas as doenças da gengiva estão fortemente relacionadas a doenças cardíacas. Quando não usamos fio dental, as bactérias aderem as placas causando doenças na gengiva que podem desencadear inflamação no nosso organismo. E inflamação tem tudo a ver com aterosclerose - as placas de gordura! 4. Isolar-se do mundo!
Ter seu momento no seu mundinho, trancado no seu quarto uma vez ou outra é normal e eu, particularmente, adoro! Mas precisamos estabelecer conexões e relacionamentos com outras pessoas e, principalmente, as que gostamos. Pessoas que se dão bem com a família e amigos vivem mais e são mais saudáveis.
5. Comer calorias vazias Alimentos ricos em açúcar e gordura entregam calorias necessárias para nosso metabolismo, mas nosso corpo só consegue utilizar pouco ou quase nenhum nutriente. Ou seja, aumentamos o consumo calórico sem agregar nenhum valor nutricional! São exemplos de alimentos de calorias vazias: refrigerantes, alguns alimentos industrializados, bolacha recheada, doces... As calorias vazias aumentam o risco de obesidade e diabetes. Então procure ter uma dieta balanceada e ingerir verduras, frutas, grãos, ovos, feijão, castanhas. Gostou? Me fala nos comentários quais desses maus hábitos você faz e desconhecia! Eu confesso que amo uma caloria vazia.... Um grande abraço e boa semana para todos!

#Prevenção #saúde #bemestar