Existem medicações para varizes?


Sim!

Existem remédios que auxiliam o tratamento das varizes e objetivo dessas medicações é melhorar os sintomas de inchaço, peso e queimação nas peras. Mas é preciso deixar claro que essas medicações não são capazes de fazer as veias desaparecerem e devem ser associadas a outros tratamentos como uso de meias de compressão, atividade física, perda de peso e, se indicado, escleroterapia e/ou cirurgia.

Quais os tipos de medicações disponíveis?

Existem medicações por via oral e tópica - cremes e loções.

As medicações tópicas ajudam a aliviar o desconforto das varizes e podem ser usadas para evitar manchas após escleroterapia e levar a uma resolução mais rápida dos hematomas. Eu costumo usar após cirurgia, laser, escleroterapia convencional ou com espuma.

Existem comprimidos de diferentes formulações que podem ser usados para controle da dor e edema e também sob a forma de pó para diluir em água e gel. Costumo prescrever para pacientes que seguem sintomáticos apesar de usarem meias e realizar atividades físicas. Já falei aqui antes que as varizes são uma doença crônica e adquirir hábitos de vida saudáveis é importante para prevenção e manutenção da doença.

Vou ficar livre das dores, edema e queimação ao usar as medicações?

O tratamento das varizes é baseado em mudanças de vida, uso de meias de compressão e escleroterapia e cirurgia se indicado. Porém, mesmo as varizes já tratadas ou pacientes em uso das medicações, os sintomas podem persistir. Podemos reter mais líquido se houver muito sal na dieta, passarmos longos períodos de pé, durante viagens, no período pré menstrual. Até mesmo mulheres sem varizes podem apresentar queixas de dor e cansaço. Então precisamos ajustar medicação, meias e tratamentos mais invasivos para o bem estar das pacientes.

As medicações devem ser prescritas pelo médico?

Sim. Para qualquer medicação devemos avaliar contra indicações, uso de outras drogas, avaliar resultado do tratamento e o cirurgião vascular é o especialista para essas condições.

Posso usar as medicações por toda a vida?

Não. Eu insisto muito em meia e atividade física antes de medicações por via oral. E quando prescrevo as medicações, reavalio o paciente para retirar e deixar com uso de meias e outras medidas de vida saudável. Podemos fazer intervalos entre o tratamento ou usar em situações mais específicas.

Qual a medicação oral ou creme que faz os vasinhos desaparecerem?

Não existe esse remédio mágico! As medicações ajudam no controle dos sintomas, mas não fazem as veias desaparecerem.

Uso remédios para varizes, preciso usar as meias?

Sim! Controlar o peso, usar meias de compressão e atividade física sempre.

Quais suas dúvidas ainda sobre as medicações e o tratamento de varizes? Deixe seu comentário abaixo ou envie uma mensagem para catarinaalmeida@cliangi.com

Boa semana!

#Varizes #RemédiosparaVarizes

0 visualização