WhatsApp_Logo_2.png
  • Instagram
  • Facebook Social Icon

©2016

1 de Dezembro - Dia Mundial de Luta Contra a SIDA


Um dia para solidariedade,  tolerância E compaixão aos portadores de HIV.


A infecção pelo HIV é um problema de saúde global.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, em 2018 foram mais de 1.700.000 pessoas infectadas pelo HIV. E o número deve aumentar ainda mais em 2019.


Devido a importância do diagnóstico precoce, desde 2011, o Conselho Federal de Medicina orienta todos os médicos a solicitarem nos exames de rotina a pesquisa do HIV, hepatites e sífilis - inclusive nós vasculares. Essa ação possibilita a orientação e tratamento adequados que são muito benéficos aos pacientes e diminuem a disseminação da infecção.


A infecção por HIV é frequentemente diagnosticada por meio de testes rápidos, que detectam a presença ou ausência de anticorpos anti-HIV. Na maioria das vezes, esses testes fornecem o resultado no mesmo dia e estão disponíveis no Sistema Único de Saúde e no sistema privado.

Não existe cura para a infecção por HIV até o momento. Os medicamentos antirretrovirais podem controlar o vírus e ajudar a diminuir a transmissão para que as pessoas com HIV tenham uma vida saudável e produtiva. A prevenção continua fundamental.

Veja abaixo os principais métodos para prevenir-se:

1. Uso de preservativos masculinos e femininos

2. Realizar testes diagnósticos e aconselhamento para HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis

3. Uso de antirretrovirais para prevenção - ex. profissionais de saúde expostos acidentalmente ao vírus e gestantes

4. Redução de danos para pessoas que usam drogas com a utilização de materiais esterilizados, agulhas e seringas descartáveis, testes de HIV, acesso a preservativos e etc.


5 visualizações