Como escolho o seu tratamento


Recentemente, escrevi um post falando sobre o porquê da variedade de tratamentos para varizes. Hoje, vou falar um pouco sobre o que penso para escolher o tratamento A ou B para cada paciente.


Há alguns dias, recebi uma paciente no consultório querendo especificamente o tratamento de escleroterapia com espuma. Conversamos e, após ouvir sua história de tratamentos prévios e examiná-la, vimos que, o que ela queria, não era a melhor escolha para o que desejava tratar e - pior - ainda poderia piorar sua saúde. Juntas optamos por outro procedimento. 


Contei essa história para demonstrar o fator mais importante na escolha do tratamento: SEGURANÇA. Quando falamos no tratamento de varizes, sabemos que existem efeitos indesejados do tratamento. Desde manchas escuras a questões mais sérias como trombose venosa profunda. Portanto, a maior preocupação é a SEGURANÇA DO PACIENTE e, para isso, consideramos vários detalhes. A história individual e familiar do paciente – se há antecedentes de trombose venosa profunda, alergias, doenças associadas e etc. Pois existem técnicas que serão mais ou menos indicadas ou até proibidas a depender dessas repostas. Para essa avaliação, o melhor exame é a CONVERSA ENTRE O MÉDICO E O PACIENTE: é preciso conhecê-lo e também, a sua história.


Em segundo lugar, vamos avaliar as TÉCNICAS disponíveis. Já sabemos que o cardápio é longo! Então a escolha da técnica é feita em busca da melhor resposta possível respeitando sempre a segurança e bem-estar do paciente. Ainda na conversa inicial da consulta, vamos verificar se as expectativas do paciente estão em sintonia com o que a técnica escolhida pode entregar. O paciente quer um tratamento mais rápido, com menos riscos de manchas, menos sessões??? Todos esses desejos são considerados na escolha da técnica.


E, finalmente, a CIÊNCIA. É a bagagem científica que cada profissional carrega. Quando já temos todas as respostas – as informações do paciente, seu exame físico e exames complementares, aliado ao conhecimento e experiência do médico vascular, é possível indicar o tratamento com compromisso, segurança e em busca do melhor resultado possível.


Não deixem de fazer os comentários abaixo ou mandar seu e-mail para catarinaalmeida@hotmail.com.


Boa semana a todos!