Dia Mundial Sem Tabaco


O hábito de fumar leva a inflamação e reduz os mecanismos de defesa do nosso corpo. Por esses motivos, os fumantes têm maior risco de infecções respiratórias como sinusites, traqueobronquites e pneumonias.



Além disso, o cigarro está associado fortemente ao câncer de pulmão e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), entre muitas outras doenças.


O tabagismo também é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. Isso porque esse mau hábito leva a formação de placas de gordura nos vasos, a diminuição da concentração de oxigênio no sangue e a elevação da pressão arterial.

Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer, ao parar de fumar, você se beneficia logo nos primeiros minutos com a normalização da sua frequência cardíaca e pressão arterial. E ao passar do tempo, as vantagens só aumentam. Pois você vai atingir níveis normais de oxigênio no sangue, ter melhor funcionamento dos pulmões, melhorar olfato e paladar, respirar melhor e, finalmente, após 5 a 10 anos, o risco de sofrer infarto de um ex-tabagista se iguala ao de pessoas que nunca fumaram.


Então nunca é tarde para parar de fumar! Dê fim a esse mau hábito agora mesmo!

0 visualização