WhatsApp_Logo_2.png
  • Instagram
  • Facebook Social Icon

©2016

JÁ TRATEI AS VARIZES. PRECISO FAZER USG PERIÓDICOS?



Continuando nossa série de posts sobre USG, hoje vamos falar sobre a necessidade de fazer ou não novos USG doppler após o tratamento de varizes.  Será que o seguimento é mesmo necessário?



Existem várias razões para fazer USG após o tratamento.





A principal delas é avaliar a resposta das veias ao tratamento. Por exemplo, quando tratatamos veias mais profundas, perfurantes ou safenas com espuma, laser ou radiofrequência, precisamos acompanhar a resposta dessas veias ao tratamento e ver se atingimos o objetivo esperado - se estão fechadas, se reduziram calibre, se não responderam ao tratamento, se houve recorrência ao longo do tempo. Para isso fazemos USG imediatamente após o tratamento e a cada intervalo de tempo determinado pelo seu vascular.


Outra indicação é avaliar complicações. Nenhum tratamento de varizes é isento de riscos. Algumas das complicações podem ser vistas no USG. A mais temida delas é a trombose venosa profunda que pode ocorrer após cirurgias e procedimentos com espuma, laser ou radiofrequência.O objetivo do USG após o tratamento é descartar as complicações próprias de cada método.  


Sabemos que as varizes não tem cura e necessitam de manutenção dos resultados e acompanhamento ao longo da vida. O USG após o tratamento ajuda a diagnosticar a recorrência da doença ou piora das varizes e identificar os casos que necessitam de tratamento.


Mas e se eu não fiz nenhum tratamento além do clínico? Em que o USG ajuda no meu acompanhamento? Costumo pedir novos USG nesses casos na suspeita de complicações relacionadas as varizes como flebites ou caso haja piora do quadro da paciente com novos sintomas ou novas varizes. A depender dos achados no USG, das queixas do paciente ou da idade, podemos mudar do tratamento clínico e partir para tratar as veias e evitar complicações futuras.


Ainda tem dúvidas sobre o USG? Mande seu email para catarinaalmeida@cliangi.com.br ou deixe seu comentário abaixo.