acompanhe as redes

Mitos e verdades sobre varizes.

Dra. Catarina Almeida

Médica especializada em Cirurgia Vascular, Endovascular e Tratamento de Varizes.

1. Preciso tratar os vasinhos porque podem virar em varizes no futuro – MITO

Os vasinhos são capilares superficiais dilatados e, como são vasos de menor calibre, não se transformam em varizes maiores. Porém, eles podem aumentar a quantidade e ficarem mais escuros – daí a importância de tratar. Mas não se transformarão em varizes. As varizes são veias dilatadas. São estruturas diferentes da mesma doença: insuficiência venosa. Uma paciente pode apresentar as duas formas da doença ou apenas uma delas.

2. Exercícios físicos ajudam a evitar varizes – VERDADE

As atividades físicas ajudam a circulação, o retorno venoso e atua, na prevenção das varizes e controle dos sintomas. Pode caminhar, nadar, correr, bike, subir escadas, pilates, hidroginástica, musculação e muito mais.

3. Somente pessoas mais velhas tem varizes – MITO

Doença vascular não escolhe idade. A incidência das varizes aumentam com a idade, mas pessoas de qualquer idade e sexo podem ter varizes.

4. Anticoncepcional favorece o surgimento de varizes – NÃO TEMOS DADOS SUFICIENTES

Acredita-se que se você usa anticoncepcional e tem tendência a ter varizes, é provável que terá pela sua história e não necessariamente pelo uso do anticoncepcional. Os hormônios femininos podem levar ao relaxamento da camada muscular das veias e estariam relacionados as varizes, porém não temos dados concretos na literatura para afirmar ou não isso. Sabemos de certeza que o anticoncepcional está relacionado a risco aumentado de trombose. Portanto, siga atenta!

5. Gravidez provoca varizes – VERDADE

Durante a gestação o corpo da mulher sofre várias mudanças para se preparar para o parto e acomodar o bebê. Maior retenção de líquido para aumentar o volume de sangue para o parto; o útero cresce e acomoda o bebê comprimindo estruturas venosas do abdome; alteração dos níveis hormonais; ganho de peso e por aí vai. Todos esses fatores juntos favorecem o surgimento de varizes. Mas calma! Muitas vão sumir após o bebê nascer. As meias de compressão podem ajudar o período da gestação.

6. Salto alto pode causar varizes – MITO COM FUNDO DE VERDADE

O salto alto está muito relacionado a doenças ortopédicas. E deve ser usado com moderação. Em relação a circulação. quanto maior o salto, menos a panturrilha bombeia o sangue de volta ao coração. Então moderação no tamanho do salto e quantidade de vezes que você usa. Claro que não precisa abandonar salto alto pra uma festa!

7.Varizes são um problema exclusivamente estético – MITO

Não. As varizes podem ser um problema mais sério com alterações de pele e até feridas a depender do estágio da doença. Portanto, o ideal é que você tenha um acompanhamento com o vascular para o tratamento adequado e procure se prevenir.

Caso você tenha mais um mito ou dúvida, me conta nos comentários! Quero te ouvir e sua participação é muito importante!

Boa semana!

Gostou deste post? Compartilhe:

Quer receber novidades?

Receba dicas para a prevenção e tratamento de varizes.

Invalid email address

Últimas do Blog:

Vamos montar o seu plano de tratamento?

Realize o seu sonho de tratar suas varizes sem dor, repouso ou internação.

Agende sua consulta e comece sua transformação.