O que é tromboflebite? Devo me preocupar?


Muitas pessoas se preocupam com a trombose venosa profunda, que é a formação de um coágulo no interior de uma veia profunda. Essa é umaemergência vascular e deve ser tratada logo que se faça o diagnóstico.


Mas algumas pacientes, especialmente as com doença venosa crônica em estágios avançados, quando fazem o ultrassom Doppler, leem no laudo “sinais de tromboflebite”. Mas o que é isso?


A tromboflebite nada mais é do que um coágulo que se forma em uma veia superficial levando. É mais frequente nos membros inferiores – safenas, varizes -, mas pode ocorrer em qualquer parte do corpo. É comum em veias do braço após medicações injetáveis.

Os principais sintomas de tromboflebite superficial incluem a presença de vermelhidão e inchaço na área afetada, além de calor e dor.

O tratamento depende da causa e localização da veia acometida. Na maioria das vezes, usamos medicações para dor e compressas mornas. Mas se a tromboflebite tem risco de evoluir para trombose venosa profunda, pode ser necessário associar anticoagulantes. Eles impedem que o coágulo cresça e se estenda para as veias profundas e migre para o pulmão.

Então procure sempre orientação médica e evite complicações!

0 visualização