O que podemos e não podemos fazer com a meia de compressão?




Dormir com a meia de compressão?


A depender do tipo de meia, a ação na circulação venosa acontece ao andar e, quando usada ao dormir, não fará diferença. Na posição deitada, o retorno venoso acontece naturalmente, sem tanta ação contrária da gravidade. Para pacientes que já acordam com edema é possível associar uma meia específica para usar à noite e diminuir o inchaço matinal.


Podemos fazer caminhadas com a meia?


Você pode utilizar meias de compressão para corrida, caminhada e para malhar.

Existem meias específicas para a prática de atividades físicas que ajudam na recuperação pós treino e performance, reduzem o edema e são mais resistentes ao suor.


Posso usar a meia para trabalhar?


Sim. A meia ajuda a aliviar sintomas e proteger os pacientes principalmente se o trabalho envolve longos períodos de pé ou sentado.


Viajar de meia?


Em viagens longas a meia é importante para prevenção de trombose venosa profunda. E é importante lembrar que o risco de trombose não é restrito a viagens de avião. Viagens de carro, trem ou ônibus acima de duas horas também são risco para trombose. É importante usar a meia, se movimentar e ingerir bastante líquido.


Podemos usar a meia o dia todo?


Geralmente, calçamos as meias ao acordar e retiramos ao final do dia e isso dá uma média de 8 a 12 horas de uso por dia. Mas caso você vá do trabalho para um jantar ou por qualquer outro motivo não possa retirar a meia após não há problema. O que não pode é usar a meia por dias corridos sem limpeza e com compressão ininterrupta.