Porque existem tantos tratamentos diferentes para varizes?



Nos últimos anos, surgiram novas modalidades de tratamentos de varizes e vasinhos. E as opções só aumentaram!


São diferentes tipos de escleroterapia, laser transdérmico, radiofrequência, laser endovenoso, cirurgia minimamente invasiva e por aí vai.


É um verdadeiro cardápio para agradar a todos!


Mas porque existem tantas opções?


São vários pontos.


Um das razões é que, no Brasil e especialmente aqui no Nordeste, mostramos muito as pernas. Seja pelo calor ou para ir a praia, vestimos saias, shorts e vestidos. Então o foco no resultado estético é muito importante.  O tratamento precisa ser rápido e a melhora da aparência, ao mesmo tempo livre de complicações do tratamento, é muito cobrada e esperada.



E isso tem um lado bom, pois fez a flebologia estética do Brasil reconhecida mundialmente pela sua qualidade.

Outra razão está relacionada a características da própria doença.


Na grande maioria dos pacientes, em um mesmo local da perna, podemos identificar manifestações da doença venosa crônica em diferentes estágios. E cada veia precisa ser tratada de maneira diferente para ter o melhor resultado possível.


Por esse mesmo motivo, avaliar veias nutridoras e realizar o ultrassom Doppler para identificar todas as fontes de refluxo é mandatório. O tratamento mais completo tem relação direta com o resultado - qualidade e duração.


E finalmente, por todos esses motivos acima, o tratamento não é fácil. Precisamos alinhar o desejo e expectativas da paciente, as características da pele e da veia e tratar lesões diferentes simultaneamente. São muitas variáveis a considerar. E uma receita única não vai resolver o problema de todos.

Ter um "cardápio" de diferentes tratamentos é importante. Essas opções nos permite fazer um tratamento personalizado. Pensado para cada paciente com foco no resultado e segurança.


Não existe o melhor tratamento de varizes. Existe o melhor tratamento para cada paciente. Identificar o melhor tratamento para cada situação e a associação de técnicas é a melhor opção para atingir o resultado esperado.


Boa semana a todos,


Catarina