QUANDO ESTÁ INDICADO USO DE HEPARINA NA GESTAÇÃO?






Algumas gestantes utilizam heparina durante a gestação e pós parto. São geralmente mulheres com alto risco de tromboses e história de perdas fetais de repetição. 







O que é heparina?

A heparina é um anticoagulante (popularmente conhecido como remédio que "afina o sangue”) e seu uso é um desafio durante a gestação pela dificuldade de manejo de doses e o parto. 


A Enoxaparina é um tipo de heparina e é o anticoagulante mais comumente prescrito durante a gravidez para tratamento e prevenção de tromboembolismo. Ela não atravessa a placenta e, portanto, não prejudica o bebê - por isso é a mais utilizada na gestante!


Quais as indicações de heparina na gestação?


Uma das indicações do uso da heparina na gestação é o tratamento da trombose venosa profunda. Nesse caso específicoa heparina ajuda a evitar que o coágulo aumente, diminui o risco de embolia pulmonar e protege contra outras tromboses.  

O tratamento usualmente é longo e é recomendado desde o diagnóstico da trombose até 45 dias após o nascimento do bebê. Mas não há necessidade da gestante permanecer internada durante todo o tratamento. 




Quando está se aproximando o dia do parto, suspende-se a heparina que será reiniciada após o parto ou, em gestantes de muito alto risco, trocamos por outra heparina que será suspensa quando o trabalho de parto se iniciar.


E as trombofilias?


As trombofilias são condições que favorecem a formação de trombos no nosso corpo. Podem ser hereditárias, ou seja, já nascemos com elas, ou adquiridas ao longo da vida.


E são uma outra indicação que divide a opinião de muitos especialistas. E todas nós conhecemos alguma amiga que usou heparina na gestação!


Não é incomum vermos mulheres grávidas ou em tratamento para engravidar que tenham história de abortos, partos prematuros ou dificuldades de fertilidade em uso de heparina.





Porém não existe um consenso na literatura médica sobre a associação da maioria trombofilias e essas situações descritas acima. Ainda assim a heparina é utilizada em casos específicos baseado em alguns estudos que demonstram benefícios. Essas pacientes merecem ser acompanhadas caso a caso para avaliar os riscos e benefícios da anticoagulação na gestação. 




Restou alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo ou mande um e-mail para catarinaalmeida@cliangi.com.br


Boa semana!